tambores |
O atabaque é um instrumento musical, que chegou ao Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual.
De uso tradicional na música ritual e religiosa, na Umbanda são empregados para convocar os Orixás e seus falangeiros.
Os atabaques são chamados de Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram também os nomes de Rum , Rumpi e Lê para os atabaques, apesar de ser denominação Jeje.
O atabaque usado dentro de um terreiro pode ser encarado como um elemento agregador de energias de louvação e de invocação dos trabalhadores de Umbanda.
Instrumento de grande importância que devem ser manuseados e cuidados pelos responsáveis pelos toques (os curimbeiros) , que devem ser filhos da casa.
Curimba é o nome que damos para o grupo responsável pelos toques e cantos sagrados dentro de um terreiro. São eles que percutem os atabaques (instrumentos sagrados), assim como conhecem cantos para muitas partes do ritual de umbandista.
Esses pontos cantados junto ao toque do atabaque, são de suma importância no decorrer da gira e por isso devem ser bem fundamentados, esclarecidos e entendidos por todos nòs.
Não há qualquer tipo de destaque para os curimbeiros,como se fosse algum cargo especial, ou seja, são trabalhadores de Umbanda como qualquer outro, com a função específica de auxiliar na função invocação e louvação dos Orixás.
Ao tocarem aguçam a captação de energias, e recebem de um guia uma certa carga de vibrações que se infiltra nos seus planos material e espiritual, iniciando depois um ciclo que terá término em suas mãos.
Com a produção de energia calorífica, através do couro, o curimbeiro fará a mistura com as vibrações das entidades, e as vibrações naturais dos médiuns. A sua energia e a do guia irão circular na corrente mediúnica começando dos médiuns mais preparados e passando para os iniciantes.
É claro que o tambor atuando num terreiro de Umbanda como auxiliar de invocação e louvação das entidades,se for conduzido por uma pessoa que tenha ingerido bebida alcoólica e não tenha seguidos os preceitos pré determinados pelo guia chefe do terreiro, terá sua vibração comprometida e alterada.
A CONFECÇÃO DOS ATABAQUES
São formados por três partes distintas
couro animal
madeiramento
ferragens
O couro animal mais apropriado é o de bode e deve ser adquirido em matadouro. Procuramos não comprar o animal vivo. Deve-se deixar o couro por 24 horas embebido em água e sal só depois poderá ser utilizado.
tipos de atabaques |
TIPOS DE ATABAQUES
RUM (grave)
RUMPI (médio)
LÊ (agudo)
Os atabaques são um dos principais ponto de atração e vibração de um terreiro.
A energia do Orixá / Guia chamado é captada pelos assentamentos e direcionada ao CHEFE DO TERREIRO onde é concentrada e depois lançada aos atabaques onde é modulada e distribuídas aos médiuns da corrente.
O responsável pelo atabaque é normalmente uma pessoa escolhida no terreiro e conhecedora dos ritmos aplicados para cada linha dentro da Umbanda.
Os atabaques devem ser tratados com maior respeito e nenhuma pessoa desautorizada devem tocá-los, om que poderia colocar em risco o equilíbrio da gira.
É importante ressaltar que o volume dos atabaques nunca devem exceder as vozes da corrente. Quando o atabaque excede a corrente se desorganiza e os médiuns perdem a concentração, atrapalhando o bom andamento dos trabalhos.
O toque do atabaque é normalmente o toque sambado do instrumento, é absolutamente desnecessário surrar o couro, uma vez que este elemento é usado somente para induzir o ritmo dos pontos cantados.
Com a junção do atabaque e a corrente cantando vibrante, faz-se a festa na Umbanda mantendo a vibração do terreiro.
Os sons são projetados aos ouvidos dos médiuns ( regido por XANGÔ que também rege o som).
As vibrações sonoras são recolhidas ao ouvido externo que as conduzem até os tímpanos que as fazem vibrar, então são levadas ao ouvido interno e através do nervo auditivo chegam até o cérebro, onde se dá a percepção do som.
LOUVAÇÃO AOS CURIMBEIROS
Ah, como é lindo o batuque do tambor
Na Umbanda linda de nosso senhor
É a mensagem que enaltece os ORIXÁS
É a oração que elevo ao senhor
É a vibração que nos faz incorporar
Sem batuque na UMBANDA não se pode trabalhar
Eu não sabia, mas agora aprendi
Que o canto faz a gira de UMBANDA
quem canta, encanta a vida dos ORIXÁS
É uma benção DIVINA, que emana muita paz...
Saravá..
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