XANGÔ - A FORÇA E EQUILÍBRIO

XANGÔ - A FORÇA E EQUILÍBRIO

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

LINHA DAS CRIANÇAS DE UMBANDA

CRIANÇAS DE UMBANDA


Na  Umbanda, a Linha das Crianças ou de Cosme e Damião, é derivada de "Ibejí" do Candomblé. Ibejí são os Orixás gêmeos, protetores das crianças (Eres). Daí o sincretismo com São Cosme e São Damião.
Os espíritos trabalhadores nessa linha apresentam-se em nossos templos como se fossem crianças, espíritos, porém, não têm idade. Na realidade, são espíritos de elevada envergadura espiritual, que se apresentam dessa forma, com o objetivo de se comunicarem com mais facilidade com nossas crianças, das quais são grandes protetores.

Outros, no entanto, ainda mantêm a mentalidade infantil, por terem deixado a vida em tenra idade e são levados a participar dessa corrente de amor e caridade. São facilmente identificados em relação aos mentores da linha quando incorporados nos trabalhos, nota-se que ficam rodeados de nossos filhos e realmente brincam com eles.

São conhecidos como Orixás de amor e alegria por transmitirem esses sentimentos quando incorporados nos médiuns. Simbolizam a inocência e a pureza e seus trabalhos mostram-se muitas vezes como brincadeiras, quando na realidade não o são.

A essa linha podemos pedir ajuda no sentido de:

Que ajudem e protejam nossos filhos.
Que nos ajudem na solução de problemas de difícil solução (de qualquer tipo).
Que nos ajudem a encontrar pontos afirmados na magia negra e nos ajudem a desmanchá-los.
Que nos ajudem a encontrar coisas ou pessoas desaparecidas,
Que nos ajudem a encontrar a cura para doenças sendo essa uma de suas maiores virtudes.
Que nos ajudem materialmente, normalmente no campo profissional (encontrar trabalho) e são infalíveis nesse sentido.
E o mais importante, que tragam para dentro de nossas vidas e nossos lares a paz, o amor e a fraternidade.

Da mesma forma que os Pretos Velhos, não devemos considerá-los fracos, devido à forma como se apresentam. A linha das crianças domina totalmente a magia, são simplesmente invencíveis nos assuntos ligados à magia e suas consequências. As crianças na realidade conseguem desmanchar qualquer trabalho ou ponto afirmado, sejam eles quais forem, porém, o ponto afirmado por uma criança, nenhuma outra entidade conseguirá desmanchar.

Para receber ajuda deles, existe somente uma regra:

"Não portar sentimentos negativos, ódio, raiva ou outros sentimentos desses tipo".

São entidades elevadas, não suportam essas vibrações e afastam-se de pessoas (e maus templos) portadores desses sentimentos.


Existem 7  Linhas Principais de Crianças, os chefes de Legião:

Tupanzinho

Yariri

Ori

Yari

Damião

Doum

Cosme

As Legiões se dividem em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se dividem em grupamentos. Num trabalho de Umbanda, quando cantamos para Yori, as entidades que se manifestam incorporando nos médiuns são sempre Crianças que estão, geralmente, no grau de integrantes de grupamento. Não são, portanto, divindades, como comumente se pensa, e nem muito menos aquilo que se convencionou chamar de "encantados".

As Crianças se manifestam de maneira extremamente peculiar: chegam pulando, batendo palmas, cantando, dançando, pedindo doces, balas, bolo e refrigerante. Essa alegria acaba por contagiar todos os que estejam presentes, trazendo ao terreiro um clima de descontração e felicidade, que na verdade fazem parte da vibração básica da Linha.

Nas consultas, as crianças são boas ouvintes e também falam com bastante intensidade e com bastante proveito. Porém, não se pode esquecer que uma das características mais marcantes da infância é a sinceridade autêntica, por isso, ao se consultar com uma Criança, esteja preparado para ouvir a verdade, mesmo aquelas verdades que porventura causem bastante desagrado, pois se tiverem conexão com o assunto que estiver sendo tratado, elas virão à tona de forma bem natural e espontânea.

Necessário lembrar, finalmente, que as entidades que se apresentam nessa Linha não são necessariamente Crianças, afinal a roupagem é apenas um arquétipo. O que importa mesmo é a sintonia com a vibração e a capacidade de executar o trabalho.

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da pratica de caridade,incorporando em médiuns nos terreiros de UMBANDA. Em sua maioria,foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena) por isso trazem características de sua ultima encarnação, como o trejeito e a fala de criança,o gosto por brinquedos e doces.

Assim como todos os servidores dos orixás, elas também tem funções bem especificas,e a principal delas é a de mensageiro dos ORIXAS,sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pretos velhos.

Linha das Crianças

É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos,a mentalidade infantil.Como no plano material, também no plano espiritual,a criança não se governa,tem sempre que ser tutelada.É a única linha em que a comida de santo (amálas) leva tempero especial (açúcar).

Características Gerais:

Ponto de Força:         Jardins

Sincretismo:              São Cosme e Damião

Data Comemorativa:   27 de Setembro

Dia da Semana:          Domingo

Cor de vela:               Azul Clara / Rosa / Azul e Rosa

Colar de contas:         Azul e Rosa

Ervas:                       Jasmim / Amora

Flores:                      Flores do campo

Oferenda:                  Bolo de chocolate / mel / doces em geral

Bebida:                     Água doce / refrigerante

Salve as Crianças!

Saravá..


Nenhum comentário:

Postar um comentário